Curso RDC 216



Você sabia qual todo estabelecimento qual trabalha com serviçESTES de alimentaçãeste deve atender à RDC 216?
Muitos donos por estabelecimentos não contêm conhecimento Acerca essa resoluçãeste, colocando o negócio e ESTES clientes em risco. Contudo não se preocupe, como você olhará a seguir tais como se adequar às regras!
Neste artigo vamos explicar este que é a RDC 216 e quais sãeste ESTES seus pontos principais, para que Assim sendo você possa atender Lindas as exigências sanitárias. Vamos lá?

O qual é a RDC 216?


A RDC 216 é um Regulamento Tfoicnico por Boas Práticas para ServiçESTES por Alimentação aprovado através Diretoria Colegiada da Agência Nacional do Vigilância Sanitária, a ANVISA.
Este objetivo principal dessa resoluçãeste é garantir que as empresas sigam orientações padronizadas e mantenham em algum momento a excelência do seus produtos e serviços, visando em algum momento a segurança da população.
Sãeste considerados serviçESTES de alimentaçãeste ESTES estabelecimentos que realizam as seguintes tarefas: manipulaçãeste, preparaçãeste, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposiçãeste à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo.
Em outras palavras, são: cantinas, bufês, comissarias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicaté especialmentessens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias, supermercados e congêneres.
A adequação dessas empresas e serviçESTES não é opcional, é uma exigência da ANVISA. A não implantaçãeste da RDC 216 pode implicar em multas pesadas e pelo fechamento do estabelecimento.
Agora de que você já sabe este que é a RDC 216, vou Debater sobre as suas principais exigências.

Este que a Vigilância Sanitária pede?





A todos os momentos qual se fala em implantar novos processos nas empresas as pessoas ficam desconfiadas, pensando qual é algo muito complexo e postergam a sua própria introduçãeste.
Com um pouco do dedicaçãeste é possível regularizar a sua empresa, evitando problemas usando a Vigilância Sanitária.
A RDC 216 é um produto de três pontos importantes de que merecem atençãeste:
• Adequação do Procedimentos Gerais,
• criaçãeste do Manual por Boas Práticas,
• Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).

Adequaçãeste por Procedimentos Gerais


A RDC 216 orienta a implantação do procedimentos qual garantam:
• A boa excelente aparência do local;
• Higiene da equipe, do ambiente e DE superfícies;
• Água potável de modo a utilização;
• Manuseio adequado por lixos e resíduos;
• Saúde dos manipuladores Destes alimentos;
• Controle por pragas;
• Utilização do equipamentos calibrados do mediçãeste;
• Maté especialmenterias-primas selecionadas;
• Fornecedores de confiança;
• Segurança Destes Alimentos da chegada até a distribuiçãeste.
Esses procedimentos auxiliam a empresa a garantir a qualidade dos suplementos da chegada até a entrega de modo a o consumidor final. Pelo entanto, de modo a que os procedimentos sejam natural fabricados, é necessário que ele se baseie em práticas eficazes.

Manual do Boas Práticas


Cada estabelecimento deve produzir 1 Manual de Boas Práticas, descrevendo de maneira detalhada tua estrutura e procedimentos nela realizados. Em outras palavras, é documentar passo a passo como as coisas são feitas dentro do local.
Do tratado com a resolução, devem constar pelo Manual a descriçãeste Destes seguintes procedimentos:
• Requisitos higiênico-sanitários dos edifícios;
• A manutenção e higienizaçãeste DE instalações, dos equipamentos e Destes utensílios;
• Este controle da água por abastecimento;
• O controle integrado do vetores e pragas urbanas;
• A capacitaçãeste profissional, este controle da higiene e saúde dos manipuladores;
• Este manejo por resíduos;
• Controle e garantia por habilidade do alimento preparado.
Ao documentar as práticas, a empresa garante de que este saber adquirido não se perca, tornando Muito mais elementar incorporar funcionários em novas funções. De modo a que as práticas sejam operacionalizadas de forma correta sãeste necessários procedimentos qual garantam a sua padronização.

Procedimento Operacional Padrão (POPs)


Este Procedimento Operacional Padrãeste é 1 conjunto de instruções sequenciais para a realizaçãeste por operações rotineiras e específicas na manipulação de alimentos.
As POPs se dividem em quatro grupos:
Higienização do instalações, Aparelhamentos e móveis
Devem conter informações sobre natureza da superfície a ser higienizada, mfoitodos por higienização e os princípios ativos selecionados e as suas concentrações.
Elas precisam deter também o tempo RDC 216 do contato dos agentes químicos e ou físicos usados na operaçãeste de higienização, a temperatura e outras informações que se fizerem necessárias. Quando aplicável, os POP devem contemplar a operaçãeste por desmonte Destes equipamentos.
Controle integrado de vetores e pragas urbanas
Contemplam as medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, este abrigo, este entrada e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas.
No caso da adoção do controle químico, este estabelecimento deve apresentar comprovante por execuçãeste de serviço fornecido pela empresa especializada contratada, contendo as informações estabelecidas em legislação sanitária especíVive.
Higienizaçãeste do reservatório
Elas especificam as informações constantes na POP por Higienização de Instalações, equipamentos e móveis. Estas especificações precisam ser apresentadas exatamente quando realizada por uma empresa terceirizada, neste caso, deve ser apresentado este certificado por execuçãeste do serviçeste.
Higiene e saúde dos manipuladores
Contemplam as etapas, a freqüência e os princípios ativos usados na lavagem e antissepsia das mãos Destes manipuladores.
Tais como as medidas adotadas nos quadros em qual os manipuladores apresentem lesão nas mãos, sintomas do enfermidade ou suspeita do problema do saúpor qual possa comprometer a superioridade higiênico-sanitária dos alimentos.
Deve-se especificar os exames aos quais os manipuladores do alimentos são submetidos, natural tais como a periodicidade por tua execuçãeste.
Este programa de capacitação dos manipuladores em higiene deve ser descrito, sendo determinada a carga horária, este conteúdo programático e a freqüência de tua realizaçãeste, mantendo-se em arquivo ESTES registros da participaçãeste nominal Destes funcionários.
Você deve estar se perguntando: qual é a utilidade de documentar instruções? A resposta é bastante simples!
Ao documentar as instruções, você permite de que todos os funcionários sejam capacitados para exercerem as atividades relacionadas, para além por padronizar a execuçãeste, garantindo em algum momento a mesma superioridade.

A importância da RDC 216


Depois de ler tudo isso, você deve estar se perguntando: quais são os benefícios que a RDC 216 oferece para o seu negócio?
Para além do ficar em POR DIA usando a Vigilância Sanitária, a resoluçãeste Facilita você a:
• Garantir a segurança Destes alimentos atravé especialmentes Destes procedimentos por cuidado e controle;
• Preservar a padronizaçãeste das atividades da empresa;
• Reduzir a perda de produtos no recebimento, armazenamento e manuseio;
• Facilitar o treinamento de novos funcionários que já encontram as atividades documentadas.
Não espere mais e comece a implantar as boas práticas no seu estabelecimento ainda hoje!





Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *